Implantação do Mineroduto Morro do Pilar/MG – Linhares/ES (2014)

Cliente: MANABI S.A

O traçado do Mineroduto Morro do Pilar – Linhares intercepta o território de 23 (vinte e três) municípios, sendo que 19 (dezenove) deles pertencem ao território do estado de Minas Gerais e 04 (quatro) localizam-se no estado do Espírito Santo. O percurso do mineroduto totaliza aproximadamente 511 km de extensão e está inserido em sua totalidade na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Neste seu trajeto intercepta um total de 857 propriedades.

A execução do Cadastro Socioeconômico pela Ecologus teve como escopo realizar o levantamento de informações que pudessem identificar quem são os indivíduos e bens afetados, incluindo a caracterização e sinergias dos atores sociais com o espaço local e regional, possibilitando traçar um perfil socioeconômico e cultural daquela população e caracterizar suas relações com o meio ambiente e com o empreendimento mineroduto Morro do Pilar/Linhares.

Foram realizados os seguintes trabalhos:

  • Visitas técnicas às 857 propriedades interceptadas pela Faixa de Servidão do mineroduto;
  • Obtenção de dados sobre a propriedade e seus ocupantes;
  • Avaliação, checagem, crítica, tratamento e consolidação dos dados e informações sistematizados a partir do conteúdo dos questionários e entrevistas concedidas pelos cadastrados;
  • Construção de um Banco de Dados contendo as informações obtidas.
Ecologus Ecologus Ecologus
Copyright 2014 - Ecologus Engenharia Consultiva. Todos os direitos reservados.